Dicas para melhor aproveitar uma feira de vinhos

Quando eu fui na 1a degustação de vinhos, eu não tinha uma ideia de como seria e aprendi de uma forma não muito legal, sorte que lá tinham pessoas que me ajudaram a não me deixar passar mal, sim gente, eu não cheguei ao extremo, mas esse texto que meu amigo escreveu de dica de como aproveitar as feiras e degustações de vinho é tão bom que tive que compartilhar aqui no meu blog.

O William é um cara que admiro muito por todo seu conhecimento na área e simpatia, espero que goste das dicas que ele deu no texto a seguir, boa leitura!

Feiras de vinho são sempre uma ótima oportunidade para se conhecer uma grande gama de rótulos. É difícil adquirirmos tantas garrafas e provar todas em tão pouco tempo, claro que sem falar da logística de disponibilizar tantos vinhos de uma única vez. 

Dessa maneira eventos de vinho são uma boa opção para conhecer uma grande variedade dessa bebida, além disso com a degustação consciente é possível observar estilos e tipicidades diferentes, além de características distintas da mesma uva na prova de vinhos varietais.

Mas para aproveitar melhor estas oportunidades, segue algumas dicas: 

• Antes da feira realizar uma leve, para não atrapalhar as percepções sensoriais. 

• Se possível ter em mãos de forma antecipada a lista de vinhos que estarão disponíveis para a degustação, desta forma é possível se organizar para provar os rótulos que mais lhe interessam e assim tirar mais proveito do evento.

• Devido a ordem de precedência que influi diretamente na percepção sensorial a melhor alternativa é degustar os vinhos por tipos, na ordem a seguir: espumantes, brancos, rosés, tintos, sobremesa e fortificados.

• Estar hidratado e manter-se assim durante o evento, sabemos que o álcool desidrata a mucosa alterando sua percepção sensorial desta forma beber água durante a feira é essencial.

• Evitar o consumo exagerado de vinho para evitar a diminuição da capacidade de analisar a bebida.

• Utilize os “cuspidores” que sempre estão posicionados nas mesas de degustação, não é feio descarta o vinho, isso evita o consumo de todas as provas que serão oferecidas, esse cuidado ajuda a deixar a percepção sensorial sempre eficaz.

• Os vinhos que mais lhe agradar, procure fotografar ou anotar os rótulos para não esquecer e sempre pergunte aos mesários as informações principais do vinho que lhe interessam.

• Por fim na prática com a taça na mão ao receber o vinho, faça o exercício repetitivo de olhar, cheirar e depois provar o vinho.

Por fim com a taça na mão ótima diversão.

Salute.



William Máximo 
Sommelier e Educador Etílico.
Especialista em vinhos pela WSET






E ai gostou? Deixei seu comentário ou dúvida que a gente responde, e siga ele no Instagram, vale super a pena @williammaximosommelier

Comentários

Postagens mais visitadas